3ª Aula de Surf – Tramandaí/ RS – 10/ 12/ 2016

Meus Pregos e Minhas Morras,

          Ontem, tivemos a nossa última aula de Surf do semestre que está findando. Digo isto com um misto de tristeza e de alegria. Tristeza porque é o fim de um convívio e de uma experiência sem precedentes na história de vida da maioria dos alunos que cursaram a disciplina (inclusive eu); alegria porque o aprendizado foi muito além daquilo que esperávamos. A metodologia do ensino do Surf, a parceria, e as amizades fortificadas formam um legado que jamais será apagado das nossas mentes.

Mas, deixando de lado essas considerações pseudofilosóficas, vamos ao que interessa.

A aventura começou bem cedo, de forma que pudemos parar no Maquiné (aquele lugar onde todos os habitantes do sul do Brasil merecem tomar um café e comer uma torrada) para um pequeno lanche e uma confraternização em torno do balcão.

1

É bem verdade que nem todos puderam confraternizar, muito provavelmente, em virtude da exaustiva jornada de trabalho do dia anterior.

2

Todos nós, professores, trabalhamos muito, pois, afinal de contas, temos excessivas obrigações e responsabilidades! Somos adultos!

3

E, depois da prazenteira jornada, o buzão despejou a caterva no calçadão de Tramandaí.

6

Tem estes encontros fortuitos que o inesperado nos proporciona. Foi ali no calçadão que eu tive a oportunidade de rever uma antiga paixão de Uruguaiana – a Rita Lee. A partir daqui, os créditos de todas as fotos são da Toinha (Vitória Sanchotene), pois eu fiquei intertido com a minha velha amiga.

5

Na manhã nublada e cinzenta, enquanto eu colocava o papo em dia com a querida Rita, os colegas partiram direto para a beira da praia!

7

Aí em baixo, o Litran está apontando para as dunas e achando graça do meu papo com a Ritinha. Enquanto isso, a Jamile, sob a friorenta supervisão do monitor Nacho, colocava em prática os ensinamentos recebidos na primeira aula (veja posts anteriores).

8

E eu vou dizer uma coisa séria pra vocês: a Jamile até que leva jeito, mas ainda vai levar uma cara pra chegar no nível do nosso querido Mogli – o menino lobo (veja posts anteriores).

E por falar no mestre dos monitores, lá foi ele pra dentro d’água analisar as condições de temperatura e pressão do ambiente marinho, evidentemente, pensando na segurança e bem-estar dos seus alunos. Vocês se lembram da garcinha – a Graça – do post anterior? Pois é, lá estava ela observando e cuidando do seu amigo Mogli.

11

Ao sair da água, Nacho Bolt percebeu que estava sendo observado, lá das dunas, pela Ritinha e quis “se aparecer” pra ela. Tá pensando que é assim, bobão? A Ritinha não se impressiona com pouca coisa!

14

Enquanto isso, instalados confortavelmente na melhor sala de aula do mundo, assistimos à última palestra do Professor Dr. Fabiano Bossle sobre a arte de se dominar as ondas.

O objetivo deste último encontro era, se possível, permitir que conseguíssemos ficar em pé na prancha – última etapa da metodologia ensinada. Para isso, o Professor Bossle explicou a execução do movimento dividindo-o em quatro fases: o surfista 1) ergue o tórax da prancha com o auxílio conjunto dos braços; 2) traz a perna que está sem o leash para a frente, fazendo com que ela se afaste da outra; 3) posiciona o quadril em baixo do tronco; e 4) ergue o tronco e posiciona os braços de forma a se equilibrar sobre a prancha. O professor, ainda, deixou claro que os quatro passos acima não são executados um após o outro – a divisão é, meramente, didática. O movimento dura fração de segundos e tudo é feito de forma simultânea.

15

Finalmente, chegou a hora que a criança chora e a mãe não vê!

54

A hora de ir pra água e tentar ficar em pé sobre a tábua havaiana!

16

Desta vez, louco para me exibir para a Rita, que ficou nas dunas me direcionando balidos incentivadores, entrei junto com os monitores – que honra!

17

Como já havia acontecido na primeira aula, os salva-vidas, ao me verem entrar junto com o Nacho, vieram correndo!

22

Tomaram meia dúzia de berros na orelha – a Ritinha ficou furiosa – e foram embora! Enquanto isso, eu aguardava a primeira onda.

18

Gente, que alegria! Que felicidade! A metodologia funciona! Dá certo!

19

Fui tentar pegar outra e, não é brincadeira, os locais já se empudeceram e vieram tentar me rabear! “Sai pra lá, Nacho! ” (Entenderam o “empudeceram”? Fique claro: eu disse “RABEAR”! Olhem no Google!).

23

Aí está o goofy Nacho!

26

Reparem a felicidade da criança ao sair da água ao término da bateria!

29

“Gurizada, vamos dar uma alongada antes da próxima bateria! Todo mundo junto!”Gezuismariaejosé!

33

Aí as baterias foram se sucedendo, e muita gente conseguiu atingir o objetivo de ficar em pé! Olha o João aí!

55

O Henrique, observado de perto pelo Professor Bossle!

36

Então, a mãe chegou e a criança parou de chorar!

37

O Jacson também subiu na prancha!

38

Olha só que show a Andressa, sorrindo!

45

Este aí sabe muito! Vejam a leveza e a catigoria do Franco!

47

Directamente de Galicia: el señor Gonzalo Lijó Pérez!

53

Toda a natureza se alvoroçou…
46

Quando apareceu Gezuis, andando por sobre as águas! Misericórdia!
57

Neste momento, o Jaquinho, mordidaço de ciúmes por causa da Ritinha, veio me pedir em casamento!

60

Não aceitei, não! Tá pensando que é assim? Ele não quis nem pagar o almoço no Paradouro!

61

Depois do rango mole, veio o “acerto de contas” com o Professor Bossle: A PROVA!

A avaliação transcorreu da seguinte maneira: um dos colegas entrava no mar para surfar, e um outro, na areia, relatava ao professor os erros e acertos do surfista em ação de acordo com a metodologia ensinada ao longo do semestre. Aí em baixo, estou eu sendo avaliado…

62

… e tentando fazer o impossível: enrolar o homem!

66

E, aí em baixo, a Betina tentando fazer o que eu não consegui!

74

Mas, no final, todos iremos à praia! Alguns no Caribe, outros em Quintão, mas todos iremos! O importante foi a amizade e o carinho partilhados sob a supervisão e orientação do Professor Bossle. Vejam o que está escrito em sua camisa. Assim é o seu coração: uma imensa casa de portas abertas!

69

Como é bom o abraço fraterno dos amigos!

75

Quero agradecer a todos os que tornaram possível a realização da disciplina: ao Professor Dr. Fabiano Bossle, a todos os colegas cujos nomes estão aí em baixo, aos monitores (Nacho, Diego, Vinícius e Franco), aos motoristas dos ônibus: Luciano, Rodrigo e Cléber, e a todos os professores da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/ UFRGS) que apoiaram o projeto de inclusão da matéria no currículo. Agradeço, por último, mas em primeiro lugar, a Deus, Senhor do universo, da Terra, dos mares, das ondas e dos swells.

Bem, eu, agora, preciso lhes pedir licença. Ainda não colocamos todas as fofocas em dia, e eu fiquei de me encontrar com a Rita para conversarmos mais! Fui!

Aloha! Abraços e beijos,

Juarez Arigony

Deixe aqui o seu comentário.

