ULTRADESAFIO FARROUPILHA 24h – REVOLUÇÕES POR QUILÔMETRO – 17 e 18 de SETEMBRO de 2011

Meus Ultros e Minhas Ultras,

            Tenho imenso prazer em informar a entrada definitiva de Porto Alegre no cenário brasileiro das ultramaratonas. O evento realizado no Parque Marinha do Brasil nos dias 17 e 18 passados foi o primeiro com mais de 42,195 quilômetros corridos outdoor na capital de todos os gaúchos. A prova foi realizada em um circuito de 3 Km, sendo 1,5 de ida e 1,5 de volta pelo mesmo trajeto – tudo em piso de terra (apenas 50 metros de calçamento) e, praticamente, todo plano.

            A organização da Audax 4 Eventos Esportivos foi quase perfeita. A única falha foi a falta dos chips eletrônicos para aferição de quilometragem e número de voltas dos participantes. Eduardo Marques, Ricardo Rossato, Valter Quadros e Luiz Goebel (equipe Audax 4) tentaram, até o último minuto, a obtenção do artefato, não logrando êxito em suas ações por falta de patrocínio. Contudo, continuo salientando o diferencial estabelecido pela referida empresa quanto à montagem de provas: percursos, terrenos e objetivos que fogem da eterna mesmice das corridas da beira do Guaíba. Como se não bastasse, ainda conseguem atrair atletas de renome internacional como o grande Márcio Villar, eleito o melhor ultramaratonista brasileiro da atualidade, que retornou ao garrão brasileiro apenas uma semana após ter feito o desafio indoor no BarraShoppingSul (veja o post anterior). Veja também o link http://sportv.globo.com/videos/zona-de-impacto/v/marcio-villar-e-eleito-o-melhor-ultramaratonista-do-pais/1633670/ Abaixo, Cleonir José Simonetti e Márcio (de camiseta encarnada), passando por um posto de chimarreação. Márcio faz beicinho e recusa a bebida. É mais fácil este homem correr 600 Km no deserto do que tomar um mate! A propósito, para quem não sabe, posto de chimarreação é a versão gaudéria de posto de hidratação. Oigalê, tchê!

            Outro fator marcante nas provas da Audax, pelo elevado grau de dificuldade, é o restrito número de concorrentes. Isso propicia uma grande possibilidade de confraternização entre os presentes. Conhece-se e faz-se amizade com gente de todas as partes do país e, dentro da arena, fica estabelecida uma saudável camaradagem. A presença de uma banda alemã, de Taquara/ RS, em que os músicos eram amigos do Igor, um dos corredores solo, contribuiu para trazer descontração e alegria ao ambiente.

E, como não poderia faltar, rolou ainda “churrasco e bom chimarrão, fandango, trago e mulher! É disso que o velho gosta! É isso que o velho quer!” (Berenice Azambuja e Gildo Campos). A Equipe Run 4 Life, presente com Márcia Lima e Marco Aurélio Emiliano, gentilmente, cedeu-me a foto abaixo. Posso afirmar que, na realidade, foram 24 horas de festa e diversão! 

            Quero lembrá-los que, no próximo dia primeiro de outubro, a Audax 4 realizará, em São Francisco de Paula/ RS, a 3ª São Chico Eco Running (http://audax4.com.br/), corrida de aventura para a qual já estou inscrito. 

            Voltando à canção da Berenice e à mulherada, tem uma coisa que me intriga muito: como é que o Márcio, feio deste jeito, tem uma equipe de apoio tão bonita, e eu, lindo como Deus me fez, não? Este mundo tá cada vez mais louco!

            Aí está a Equipe de Apoio Viva Vó, representada por sua diretoria. Achei hilária a história da criação deste time. Certa vez, a Flávia (a morena na foto abaixo), foi a São Paulo apoiar um amigo que iria participar de uma ultra. Lá chegando, ainda no aeroporto, o tal “amigo”, por telefone, informou-lhe que não mais iria correr porque sua avó havia falecido. Inicialmente, ela ficou triste, meio chocada, decepcionada… Depois pensou: o “amigo”, na ocasião, tinha 70 anos. Quantos anos teria a vovó do rapaz? Deusulivre! Mas isso é papo para outro post. Estou aguardando uma vaga na agenda das meninas para poder entrevistá-las. Pode ser que quando esse botafoguense medonho for embora sobre um tempinho pro bonitão aqui…

            Perdoem-me por ainda não dispor dos resultados oficiais dos atletas participantes para informar. Essa quilometragem será apresentada, oportunamente, no blog da Audax 4, http://audax4.blogspot.com/ . Sendo assim, apresentarei mais alguns nomes de importância no meio e que nos brindaram com suas presenças.

            Abaixo, Fernando Nogueira, diretor da Ultra Runner Assessoria Esportiva & Eventos. Ele é o organizador da Ultramaratona dos Anjos 235 Km. A prova, já considerada a ultra mais dura do Brasil, acontece no Caminho dos Anjos por estradas de terra encravadas nas montanhas mineiras. Na 1ª edição, entre os 15 que largaram, apenas 4 concluíram. A 2ª edição será nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho/ 2012.
            Tenho certeza de que o filho deste incrível José Souza jamais se esquecerá desta corrida. Estas coisas ficam gravadas em nossa memória mais íntima e carregamo-las conosco pelo resto da vida. Zé… Parabéns!

             Grande Tulião! Gerente da PETISKEIRA e responsável pelas excelentes refeições servidas aos ultramaratonistas durante todo o evento. De quebra, ainda nos ofereceu um jantar de gala, no restaurante da Siqueira Campos, na sexta-feira, após a realização do simpósio técnico. Ainda estou com o sabor das cebolas à milanesa na boca! Coisa de louco!

            Dª Sandra Grisi, a baiana, no posto de chimarreação, contribuindo para entupir o amargo! Vocês se lembram da Dª Greice Rodrigues? Foi ela que levou aquele tombo que eu mostrei no post do Mountain Do da Praia do Rosa. Abaixo, plenamente recuperada, participando do “Desafio Farroupilha 6 Horas” e sendo apoiada pelo maridão.

            William Wiltgen e Carla Penha Goulart de Almeida, ambos correndo na categoria individual.

            Este cidadão me contou que o segredo da sua saúde está nas azeitonas. Comeu oito vidros durante a prova! Pode uma coisa dessas?

            Aqui, o Dr. Mário Cangibrina participando da prova em um quarteto da Equipe Daniel Rech – estilo inconfundível!

           Abaixo, o senhor Antônio Martins dos Reis, solo, dando-nos exemplo prá toda a vida e mais um pouco!

            Gente, no domingo de manhã, atrasei-me para a cerimônia de premiação, e saí correndo feito louco prá não perder o babado!

            Ainda cheguei a tempo de conversar com o Rafael Zobaran, ultramaratonista com uma incrível lição de vida: a vitória sobre o câncer através do esporte. Infelizmente, devido a um problema nos ligamentos do joelho direito, foi obrigado a abandonar a prova. Atualmente ele apresenta o “Papo de Esteira”, cujo link está aí ao lado em minha blogroll.

            Também pude ver a Dª Greice no alto do pódio! Ela venceu o “Desafio Farroupilha 6h”!

            Joca e Tulião – vencedores das 24h na categoria dupla masculina.

            Parabéns à Equipe Daniel Rech, representada por Mário Cangibrina, Claiton, Júlio Baldi e Davi Grass, pela belíssima 3ª colocação entre os quartetos.

            Dª Sandra Grisi, a baiana, solita no pódio. Oxe, menina! Ela venceu a individual feminina em sua faixa etária!

            A premiação dos grandes vencedores: Tiago de Melo em primeiro, Márcio Villar em segundo, Neimar Antônio Dornelles em terceiro, Igor Samuel Kunst em quarto e Marialdo Rodrigues em quinto.            Na categoria individual feminino Andréia Henssler em primeiro, seguida por Carla Penha Goulart de Almeida. Márcia Denize Soares de Lima em terceiro, Magda E. Chagas em quarto e Teresinha Alflen Orth em quinto.

            No final da história, o Márcio, já usando a camisa cor-de-rosa da Viva Vó (meigo, né?), queria porque queria ficar com a minha bolsa…

            Mas não deixei de jeito nenhum! Vai-te catar, feioso! Vê se eu tenho filho deste tamanho! A bolsa é minha!

            A propósito, Márcio Villar, com a realização do Ultradesafio Farroupilha 24h, completou mais de 500 Km nos três últimos finais de semana! Foram 100 Km em esteira na Corrida do McDia Feliz no Rio de Janeiro, 202 Km na ergométrica do BarraShoppingSul semana passada e pouco mais de 201 Km neste final de semana no Parque Marinha do Brasil. Tá bom assim ou querem mais? Se quiserem mais, saibam que ainda este ano, seu objetivo, além da Arrowhead nos EUA, é bater o recorde mundial de 832 km, em sete dias de esteira e chegar entre os três primeiros na Jungle Marathon (outubro). E agora chega porque eu canso só de escrever isso.

            Talvez vocês estejam se perguntando por que pus o título de “Revoluções por Quilômetro” neste post. Bem, eu concluí que, diferentemente das provas de grande porte com mais de 3000 inscritos, eventos como o “Ultradesafio” reacendem a verdadeira chama da amizade e da parceria entre os atletas, e inflamam o sublime espírito que deve habitar no esporte e em seus amantes. Durante as 24 horas passadas no Parque Marinha não existiam equipes – todos estavam ao lado de todos. A ajuda mútua, a fraternidade e o companheirismo imperaram do começo ao fim. Mesmo não correndo a prova pude observar e participar disso, e confesso que me orgulhei de fazer parte desse time único e unido em prol do que pode haver de mais elevado entre os homens – a compreensão e o amor! Digam-me: isto é ou não uma revolução?

            Repleto deste sentimento quero deixar aqui o meu louvor ao trabalho desenvolvido por Flávia Azambuja e Sandra Catarina Rolim, a morena e a loura da Viva Vó. O esporte precisa de mais pessoas como elas.

            Mais uma vez aproveito para expor a minha admiração pelo excelente trabalho da Audax 4 – eles proporcionaram tudo o que escrevi aqui. Parabéns!

           Ter a vitória em uma prova dessas no currículo não é para qualquer um. Minhas sinceras congratulações aos dois grandes vencedores. Que, por muito tempo, possam ampliar suas conquistas e realizações, e, ao mesmo tempo, fazer delas uma fonte de união entre os amantes do esporte e, por que não, entre os habitantes do mundo. Despeço-me deixando com todos vocês o carinhoso sorriso da vitória.

            Que Deus continue derramando suas bênçãos sobre nós!

            Abraços prá quem for de abraço, e beijos prá quem for de beijo!

Juarez Arigony

Anúncios

6 respostas em “ULTRADESAFIO FARROUPILHA 24h – REVOLUÇÕES POR QUILÔMETRO – 17 e 18 de SETEMBRO de 2011

  1. Prezado Juarez,
    Agradeço muito a menção de meu nome e minhas fotos no teu blog, com exeção obviamente ,da publicação da video cassetada na Praia do Rosa. Mas já estás perdoado.
    Só mais uma coisa, acho que tu não estás enxergando bem, pois sou uma “Garotinha”, e não “Dona”.
    Um abraço
    Greice Rodrigues

  2. Demais o seu blog Juarez! Estou começando a gostar de ultras e vou debutar em uma prova aqui em Rio Grande que acontecerá dia 1º e 2 de outubro.

    Esse ambiente de Ultras foge totalmente as provas urbanizadas, são provas singulares, como você mesmo falou, “esta recomeçando uma revolução nos pampas”.

    Estarei sempre acompanhando o blog.

    Um abraço e sucesso

  3. Juarez,
    como fico encantada com a tua paixão pelo esporte! Escreves tão bem, passas uma energia tão boa pelas palavras. Dá para sentir um pouco do clima de amizade do evento!
    Amei a descrição para o teu título!
    Nao há de se perder a esperança, pois pessoas de bom coração e de valores, estão por aqui… basta ler este blog e conviver com vocês todos!
    Grande abraço da tua admiradora…
    Thatá.

  4. Greice,

    Eu é que preciso te agradecer pela disposição em comentar o que eu escrevo. Desculpe-me pelo “Dona”, mas é a minha forma de demonstrar respeito por pessoas que considero merecedoras. Adquiri essa opinião em virtude do que vi no Mountain Do do Rosa e nas 24h Farroupilha. Passaste a ser um exemplo para nós.
    O blog está a tua disposição.

    Cristian,

    Seja muitíssimo bem-vindo ao blog e muito sucesso no desafio que enfrentarás no início de outubro. Conte com a nossa torcida e com todo o nosso apoio ainda que virtual e a distância. Tenho certeza de que ainda nos encontraremos em alguma das oportunidades que se abrem para revolucionários como nós.

    Thatá,

    Eu é que te admiro pelo teu imenso carinho e paciência para comigo. Fizeste falta lá no Parque Marinha – poderias ter aparecido nem que fosse só prá nos dar um beijo e um abraço!
    Muito obrigado por tudo de bom que nos transmites! Somos teus fãs!

    Abraços e beijos!

  5. Boa noite Juarez,

    Corri as 24 horas no Marinha. Falei contigo ontem, em São Chico. Gostaria que enviasse para o meu email marcelor@tca.com.br, a foto do José Alexandre, correndo com o carrinho e seu filho.
    Gostaria que me mandasse a foto em alta resolução.

    Muito obrigado,

    Marcelo Ramos Raymundo

Deixe aqui o seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s